Mostrando minhas viagens a diversos estados e cidades dos Estados Unidos


terça-feira, 2 de junho de 2015

Minha viagem ao HAVAí

HAVAÍ
      O Havaí é um dos 50 estados dos Estados Unidos. O Havaí localiza-se em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico, podendo ser considerado o estado americano mais isolado em relação ao resto do país. Sua capital e maior cidade, Honolulu, localiza-se a mais de 3100km de qualquer outro Estado americano. O Havaí é o Estado mais meridional de todo o país, sendo considerado parte dos Estados do Pacífico. Sua economia está baseada primariamente no turismo.
       O arquipélago que forma o Havaí é conhecido historicamente pelo nome de Ilhas Sanduíche ("Sandwich Islands"). Era povoado por polinésios, até 1810, quando Kamehameha I centralizou o governo do arquipélago, e instituiu uma monarquia. O Havaí é o único Estado americano cujos nativos utilizaram-se da monarquia como forma de governo. Em 1894, o arquipélago tornou-se uma república, e quatro anos depois, em 1898, foi invadido militarmente e anexado pelos Estados Unidos, tornando-se um território americano em 1900. Desde então, grande número de pessoas com ascendentes europeus, vindos de outras partes do país, bem como imigrantes asiáticos, instalaram-se no Havaí, dando à população local um aspecto altamente multicultural. Conhecemos agora, uma 'base'do Havaí, vamos conhecer sua geografia agora.
      O estado americano do Havaí se estende ao longo de 2.400km, no oceano Pacífico, a 3.800km de distância da costa da Califórnia, e compreende oito ilhas principais (Niihau, Kauai, Oahu, Molokai, Maui, Lanai, Kahoolawe e Havaí) e uma série de atóis e ilhotas. Oahu, a mais importante, destaca-se como centro populacional, econômico e cultural. Nela se situam a capital, Honolulu, e as bases militares de Pearl Harbor, Schofield Barracks e Hickam Field.
       De origem vulcânica, as ilhas, montanhosas, datam em geral do período terciário. De formação mais recente, a ilha do Havaí é a única que ainda tem vulcões ativos, entre eles o Mauna Loa, que, com 4.169m de altura, é o ponto culminante do arquipélago. Há planícies nas zonas litorâneas. O clima tropical (quente o ano inteiro), é influenciado pelos ventos alísios do nordeste e pelas montanhas, onde as temperaturas são mais amenas. A temperatura média anual, de 22o a 26o C, é constante. A precipitação média anual é de 600mm, mas sua distribuição varia segundo a exposição aos ventos alísios. No monte Waialeale, em Kauai, têm sido registrados 11.684mm de média, o que o torna o território mais chuvoso do mundo.
       A flora e a fauna enriqueceram ao longo do tempo com as sementes levadas pelos ventos, pássaros e homens. O isolamento do arquipélago propiciou uma evolução própria de animais e plantas, que permitiu o surgimento de numerosas espécies peculiares como o nene — o ganso havaiano — e algumas aves. Abundam orquídeas e pteridófitas, e as aves marinhas estão protegidas nas ilhas ocidentais. A temperatura mais alta já registrada no Havaí foi de 38°C, registrada em Pahala. A temperatura mais baixa já registrada no Estado foi de -11°C, no monte Mauna Kea. Agora conheceremos a economia!
     
       Em 2003, o produto interno bruto do Havaí foi de 41 bilhões de dólares. A renda per capita do Estado, por sua vez, foi de 29164 dólares, o vigésimo nono maior do país. O Havaí possui a menor taxa de desemprego dos Estados Unidos, de apenas 3,3%.
        O setor primário responde por 1% do PIB do Havaí. A indústria agropecuária responde por 0,8% do PIB do Estado, e emprega aproximadamente 21 mil pessoas. Abacaxis e cana de açúcar são os principais produtos produzidos pela agricultura do Havaí. O Estado possui 5,5 mil fazendas. A pesca e a silvicultura respondem juntas por 0,2% do PIB do Estado, e empregam aproximadamente 2 mil pessoas. O valor anual da pesca coletada no Estado é de cerca de 52 milhões de dólares.
     O setor secundário responde por 7% do PIB do Havaí. A indústria de construção responde por 4% do PIB do Estado e emprega aproximadamente 32 mil pessoas. A indústria de manufatura e a mineração respondem juntas por 3% do PIB do Estado, empregando aproximadamente 22 mil pessoas. O valor total dos produtos fabricados no Estado é de 1,5 bilhão de dólares. Os principais produtos industrializados fabricados no Estado são alimentos industrialmente processados, material impresso e roupas.
        O setor terciário é responsável pela maior parte do PIB do Havaí - 92% do total. Serviços comunitários e pessoais respondem por aproximadamente 23% do PIB do Estado, empregando mais de 249 mil pessoas. Serviços financeiros e imobiliários respondem por cerca de 23% do PIB do Estado, empregando aproximadamente 63 mil pessoas. Serviços governamentais respondem por 21% do PIB do Havaí, empregando aproximadamente 168 mil pessoas. O comércio por atacado e varejo responde por 15% do PIB do Estado, e emprega aproximadamente 170 mil pessoas. As vendas do comércio em geral são auxiliadas pelo turismo. O turismo é a principal fonte de renda do Havaí. Todo ano, milhões de turistas visitam o Estado, atraídos pelas suas praias, a cultura da população local, seu clima ameno e outros fatores. A maioria dos turistas são americanos, porém, uma quantidade expressiva de turistas estrangeiros visita o Estado, especialmente japoneses. No verão, milhares de pessoas instalam-se por alguns meses no Havaí, atraídos pelo seu clima ameno e pelas suas belezas naturais. Transportes, telecomunicações e utilidades públicas empregam 48 mil pessoas, e respondem por 10% do PIB do Havaí. A maior parte da eletricidade gerada e consumida no Estado é produzida em usinas termelétricas a petróleo. Uma pequena percentagem é gerada em usinas hidrelétricas e em usinas termelétricas a etanol. Por fim e novamente não menos importante temos cultura e algumas curiosidades!!
Curiosidade: Barack Obama é o único presidente dos Estados Unidos nascido no estado do Havaí.
- O Havaí foi palco de um dos principais episódios da Segunda Guerra Mundial. Em 7 de dezembro de 1941, a base militar norte-americana de Pearl Harbor, situada na ilha havaiana de Oahu, foi atacada de surpresa por aviões japoneses. O fato desencadeou a entrada dos Estados Unidos na guerra.

       O Parque Nacional dos Vulcões do Havaí localiza-se no Havaí, um arquipélago pertencente aos Estados Unidos. Dois dos vulcões mais ativos do mundo, o Mauna Loa (4.170 metros de altura) e o Kilauea, sobressaem-se sobre o Oceano Pacífico neste local. Erupções vulcânicas criaram uma paisagem continuamente variável, e os fluxos de lava revelam-se formando surpreendentes formações geológicas. Podem ser achados pássaros raros e espécies endêmicas, como também florestas de samambaia gigantescas.    
     Esse foi um dos muitos pontos turísticos que mais gostamos quando fomos lá! Mas tem muitos outros como Memorial do USS Arizona, Pearl Harbor, Diamond Head, Polynesian Cultural Center, USS Missouri, Parque Nacional de Haleakala, 9 praias principais, Hawaii Tropical Botanical Garden entre muitos outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário