Seattle, por si, tem um histórico musical notável. Foi na cidade que surgiram artistas de jazz, como Ray Charles, Quincy Jones, Ernestine Anderson, entre outros. Seattle também é cidade natal do guitarrista Jimi Hendrix, e do estilo musical "grunge", que ficou famoso pelas bandas locais Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains. A cidade também é famosa pelos seus artistas de hip hop, como os rappers Sir Mix-A-Lot e Macklemore.
A logística foi a primeira grande indústria de Seattle, mas no final do século XIX, a cidade tornou-se um centro para o comércio e para a construção naval, assim como uma porta de entrada para o Alasca durante a corrida do ouro de Klondike. Em 1910, Seattle tornou-se a 25ª maior cidade nos Estados Unidos.
Contudo, a Grande Depressão afetou bastante a economia da cidade. O crescimento da cidade retornou durante e após a Segunda Guerra Mundial, devido a Boeing, que tornou Seattle um centro para a fabricação de aeronaves. A cidade desenvolveu-se como um centro tecnológico na década de 1980. Novas empresas de internet, biotecnologia e softwares levaram a uma recuperação econômica, o que aumentou a população da cidade em quase 50 mil entre 1990 e 2000. Atualmente, Seattle tornou-se um centro para a indústria verde e um modelo de desenvolvimento sustentável.
Em 2010, Seattle foi o sexto porto mais movimentado dos Estados Unidos, servindo como importante porta de entrada para o comércio com a Ásia. A cidade é um grande centro financeiro, comercial, industrial e turístico e considerada uma cidade global. Seattle também é o oitavo maior porto dos Estados Unidos, sendo o nono maior porto na América do Norte.
A cidade tem uma área de 369,5 km², onde 217,4km² estão cobertos por terra e 152,1km² por água1 . O revelo de Seattle é montanhoso, já que a cidade situa-se sobre sete colinas. Seattle está localizada a leste do Puget Sound, e a oeste do Lago Washington. O principal porto da cidade está localizado na baía de Elliott, que por sua vez faz parte do estuário de Puget, fazendo de Seattle um porto oceânico. A cidade possui mais de 5540acres de parques
Seattle está localizada entre o Puget Sound (um braço do oceano pacífico, localizado a oeste da cidade) e o lago Washington (localizado a leste). A baía de Elliott, onde está localizado o principal porto da cidade, é uma parte do Puget Sound, o que faz da cidade um porto oceânico. A oeste, além do Puget Sound, há a península de Kitsap e a península Olympic; a leste, além do lago Washington e dos subúrbios, há ainda o lago Sammamish e a cordilheira das Cascatas. As águas do lago Washington fluem para o Puget Sound através dos canais artificiais.
O mar, rios, lagos, florestas e campos que cercam Seattle já foram ricos o bastante para suportar uma das poucas sociedades de caçadores-coletores sedentários do mundo. A área ao redor da cidade é boa para a prática de esportes como iatismo, esqui, ciclismo e caminhadas durante todo o ano.
Seattle possui um relevo montanhoso, embora não uniformemente. Assim como Roma, a cidade está localizada sobre sete colinas. Por estar localizado no círculo de fogo do Pacífico, Seattle é uma das principais cidades ameaçadas por terremotos.
O clima de Seattle é geralmente classificado como oceânico, ou temperado marítimo, com invernos frios e úmidos e verões quentes e relativamente secos. Como a maior parte do Noroeste Pacífico, de acordo com a classificação climática de Köppen, a cidade possui invernos úmidos e levemente frios, e verões secos de zona subtropical (Csb), com verões frescos característicos do clima mediterrânico.
O clima também pode ser descrito como "suave", moderado pelas águas do Puget Sound, lago Washington, e do Oceano Pacífico. Apesar de estar situada na sombra de chuva das Montanhas Olímpicas, Seattle é reconhecida por chover frequentemente. Estatísticas mostram que Seattle está se tornando cada vez mais chuvosa: a média atual de precipitação anual, 952mm(37,5in), indica um aumento de 11 mm (0,43 in).36 Seattle recebe a maior quantidade de chuva do que qualquer outra localidade dos Unidos com mais de 250 000 habitantes em novembro, mês mais chuvoso do ano na cidade, estando na lista das cinco cidades mais chuvosas do país em número de precipitações por dia, recebendo a menor quantidade de luz solar por ano dentre todas as grandes cidades dos estados continentais do país. Tempestades são raras, pois a cidade só registra trovões em média sete dias por ano.
A economia de Seattle é conduzida por uma combinação entre empresas industriais antigas e empresas mais recentes, da "nova economia", como empresas de tecnologia e Internet, prestação de serviços, design e empresas de tecnologia limpa. O produto metropolitano bruto foi de 231 bilhões de dólares em 2010, fazendo da cidade a 12ª maior economia metropolitana nos Estados Unidos. O porto de Seattle é uma grande porta de entrada para o comércio com a Ásia e de cruzeiros marítimos para o Alasca e é o oitavo maior porto dos Estados Unidos em termos de capacidade de contêineres. Apesar de ter sido afetada pela Grande Recessão, Seattle manteve uma economia relativamente forte, e continua sendo o berço de companhias startups, especialmente em construções ecológicas e em tecnologias limpas: a cidade foi classificada como a "cidade mais inteligente" dos Estados Unidos, baseada nas suas políticas governamentais e economia sustentável. Em fevereiro de 2010, a prefeitura comprometeu-se em tornar Seattle a primeira cidade da América do Norte com "clima neutro", com uma meta de chegar a zero emissões líquidas de gases que ocasionam o efeito estufa até 2030.
( Selfie com o Obelisco Espacial atrás)
Os quatro alicerces da torre, enterrados a 9 metros de profundidade, pesam mais de 5850 toneladas, colocando o centro de gravidade do obelisco a apenas 1 metro e meio do nível do chão. No topo do obelisco, a um nível de 152 metros do térreo, há um restaurante giratório que acomoda 300 pessoas, e gira 360 graus em uma hora.
Um elevador, que sobe à velocidade de 244 metros por minuto, leva os visitantes ao topo da torre em menos de 41 segundos.
Há muitos outros pontos turísticos
como Original Starbucks, Lago Union, Olympic Sculpture Park,
Waterfront Park entre outros.
permeados na cultura
norte-americana.
(Obelisco visto à noite,
imagem tirada enquanto estavamos sobrevoando a cidade de Seattle, foi
incrível)
De
1869 até 1982, Seattle era conhecida como "Queen City"
A
atual alcunha oficial atribuída à cidade de Seattle é "A
Cidade Esmeralda", resultado de um concurso realizado em 1981; o
apelido é uma referência as exuberantes florestas verdes na área.
Seattle também é referida como "Porta de entrada para o
Alasca", por ser uma das cidades mais próximas ao Alasca,
"Cidade da Chuva", ou "Cidade Chuvosa", por seu
clima
úmido e chuvoso, e "Cidade dos Jatos", pela influência
local da companhia
Boeing.
A área de Seattle também é chamada de "The
206"
Artes cênicasSeattle tem sido um centro regional para as artes cênicas por muitos anos. A centenária Orquestra Sinfônica de Seattle está entre as orquestras mais gravadas e se apresenta principalmente no Benaroya Hall.
Nenhum comentário:
Postar um comentário