Mostrando minhas viagens a diversos estados e cidades dos Estados Unidos


terça-feira, 2 de junho de 2015

Minha viagem a Pensilvânia

PENSILVÂNIA

        Minha primeira publicação!! Vamos falar sobre a Pensilvânia,espero despertar a vontade em vocês para irem visitar lá algum dia... a Pensilvânia é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na Região Centro-Atlântico do país. Seu nome oficial é Commonwealth of Pennsylvania. Sua capital é Harrisburg.
A Pensilvânia é um dos estados mais industrializados e urbanizados dos Estados Unidos, tendo sido um dos berços da Revolução Industrial no país, que se iniciou em meados do século XIX, ela é uma grande produtora de produtos alimentícios industrializados, e de produtos químicos e eletrônicos em geral. O estado é o único fornecedor de antracito dos Estados Unidos, um tipo de carvão de altíssima qualidade. Além disso, o estado é o maior produtor de carvão betuminoso do país, seu lema é Virtue, liberty, and independence Tem como maior cidade a Filadélfia.
A Pensilvânia é famosa pela região de Pennsylvania Dutch, localizado no sul do estado. A região é famosa pela sua cultura — especialmente culinária e arquiteturaalemã, e pela sua grande população de origem alemã. Bom dei um parâmetro sobre o que iremos fala!!! Vamos conhecer um pouco sobre a geografia desse estado!!!!!
       Um conhecido apelido do Estado é The Keystone State (O Estado da Pedra Angular), uma referência à sua localização geográfica. A característica mais marcante da Pensilvânia são as Montanhas Apalaches que cruzam o centro do estado de sudoeste para nordeste,o Platô de Allengheny (uma espécie de cordilheira achatada), que cobre o centro e o norte do estado, muitos vales no leste,além de planícies no oeste e sudoeste. O ponto mais alto é o Monte Davis, com 979m, localizado no condado de Somerset no sul.   
          Faz fronteira com os estados americanos de Nova York no norte, Nova Jersey no leste, Maryland no sul, Delaware no sudeste, Virgínia Ocidental no sudoeste e Ohio no leste,além da província de Ontário, Canadá, ao noroeste. O estado possui grandes extensões de florestas, principalmente no leste onde há vales,mas nas regiçoes de platôs e montanhas há vegetação encontrada em altitudes.No extremo oeste é o início das planícies,ao oeste dos Apalaches,e a vegetação começa a ficar mais exparsa. No leste há algums mangues (bem próximos da Baía de Chesapeake) e pântanos.
         De fato, a Pensilvânia está situada em uma região estratégica. O Estado é o único entre as antigas treze colônias que não possui litoral, mas uma parte do Lago Erie fica localizado na parte noroeste. Há muitos rios importantes. O mais importante é o Rio Ohio,que é um doa maiores afluentes do Rio Mississippi,no centro do EUA. O Ohio nasce da confluência dos rios Allegheny e Monongahela na cidade de Pittsburgh,uma das maiores dos EUA,e indo para o oeste. Outro rio importante é o Susquehanna,que corra no leste, atravessa Harrisburg,a capital, e deságua na Baía de Chesapeake.Tem 715 Km e é o maior do estado. 
                                                                        (Indo viajar!) 
          O estado tem 12,7 milhões de pessoas. A maior parte, 1.5 milhão vive em Filadélfia,a maior do estado. A segunda maior é Pittsburgh com 305 mil e a terceira Allentown, com 118 mil. Outras cidade importantes são Erie, Reading, Scranton, Bethlehem e a capital Harrisburg. 85¢ é composto de brancos, com minorias negras, pardas e indígenas. A religião é a católica.
        O clima predominante na Pensilvânia é o temperado, com quatro distintas estações, com verões quentes, e invernos frios. Temperaturas médias de 21ºC no verão e -2,8ºC no inverno, a maior temperatura registrada foi de 44°C, e a menor foi de -41°C. Que clima hein... agora já sabe, caso algum dia queira ir pra lá leve roupas de frio e roupas de calor, o clima poderá mudar a qualquer instante... Agora que já falamos BASTANTE sobre sua geografia vamos para sua economia!
         O produto interno bruto da Pensilvânia foi de 553 bilhões de dólares em 2010, o sexto maior do país. A renda per capita do estado, por sua vez, foi de 34619 dólares, o 26º maior do país. Se a Pensilvânia fosse um país independente, teria o 17º maior PIB do mundo. A taxa de desemprego da Pensilvânia é de 5,5%.
          Até a década de 1970, a Pensilvânia era um estado primariamente industrial. Suas principais fontes de renda eram a indústria siderúrgica e a fabricação de produtos industriais. Após uma grande recessão econômica que abateu sobre o estado entre as décadas de 1970 e 1980, a indústria siderúrgica, sofrendo com a concorrência do aço mais baratos de outros países, passou a cair drasticamente no estado. Várias fábricas fecharam, e outras mudaram-se para outras partes do país. A Pensilvânia ainda é o maior pólo siderúgico dos Estados Unidos. Porém, desde então, a economia do estado diversificou-se bastante. Atualmente, a principal fonte de renda do estado é o comércio em geral. A capital industrial de alta tecnologia é Pittsburgh, e a capital financeira é Filadélfia.
          O setor primário responde por 1% do PIB da Pensilvânia. O estado possui 59 mil fazendas, que cobrem cerca de 30% da Pensilvânia. A agricultura e a pecuária respondem juntas por 0,9% do PIB do estado, empregando cerca de 151 mil pessoas. Os principais produtos produzidos pela indústria agropecuária do estado são leite e carne bovina, soja, aviários, cogumelos comestíveis e flores ornamentais. O estado é o terceiro maior produtor de aviários do país, e o quarto maior produtor de leite e soja. O valor total dos produtos produzidos pela agropecuária da Pensilvânia é o 19º maior do país. A silvicultura responde por 0,1% do PIB da Pensilvânia, empregando cerca de sete mil pessoas. O estado é o terceiro maior produtor de árvores de natal do país. Os efeitos da pesca são negligíveis na economia do estado.
         O setor secundário responde por 24% do PIB da Pensilvânia. A Pensilvânia é um dos principais centros industriais dos Estados Unidos. O valor total dos produtos fabricados no estado é de 93 bilhões de dólares. Os principais produtos industrializados fabricados no estado são aço e derivados, produtos químicos, produtos alimentícios e maquinaria. O estado é um dos líderes nacionais na indústria de alta tecnologia, como robótica e biotecnologia. A indústria de manufatura é a segunda maior fonte de renda da Pensilvânia, respondendo por 19% do PIB do estado, empregando aproximadamente 960 mil pessoas. Já a indústria de construção, que emprega 371 mil pessoas, responde por 4% do PIB do estado. A mineração responde por 1% do PIB da Pensilvânia, empregando menos de 26 mil pessoas. Os principais produtos minerados no estado são carvão e ferro.
        O setor terciário responde por 75% do PIB da Pensilvânia. Cerca de 23% do PIB do estado vêm de serviços comunitários e pessoais. Este setor emprega mais de 2,4 milhões de pessoas. A Pensilvânia é um grande pólo financeiro. Serviços financeiros e imobiliários respondem por mais de 19% do PIB do estado, empregando aproximadamente 525 mil pessoas. O comércio por atacado e varejo responde por 13% do PIB do estado, e emprega mais de 1,5 milhão de pessoas. Serviços governamentais respondem por 10% do PIB da Pensilvânia, empregando aproximadamente 790 mil pessoas. Transportes, telecomunicações e utilidades públicas empregam 350 mil pessoas, e respondem por 8% do PIB da Pensilvânia. Cerca de 60% da eletricidade gerada no estado é produzida por usinas termelétricas a carvão, 35% por usinas nucleares, e a maior parte do restante é gerada por usinas termoelétricas a petróleo ou gás natural. Por último, mas não menos importante temos a cultura e curiosidades!


    

       O Sino da Liberdade é um sino estadunidense de grande significado histórico situado em Filadélfia, estado da Pensilvânia. Fundido em 1752, o Sino da Liberdade era conhecido como Old State House Bell até 1837, quando foi tido como símbolo do movimento abolicionista. O Sino da Liberdade talvez seja um dos mais notáveis símbolos da Revolução Americana e da subsequente Guerra de Independência, além de estar associado aos conceitos de Nacionalismo e Liberdade permeados na cultura norte-americana.

      Há mais pontos turísticos como HersheyPark, Eastern State Penitentiary, Dutch Wonderland, Independence National Historical Park, Hershey's Chocolate World, Gettysburg Battlefield e muitos outros.
     
  • Árvore: Tsuga canadensis
  • Quaker State
  • Flor: Kalmia latifolia
  • Fóssil: Trilobita
  • Lema: Virtue, liberty, and independence (Virtude, liberdade e independência)
  • Locomotiva a vapor: Pennsylvania Railroad K4s
  • Música: Pennsylvania
  • Navio: United States Brig Niagara
  • Pássaro: Bob dinker
  • Slogan: Memories last a lifetime, you've got a friend in Pennsylvania
  • PONTOS TURÍSTICOS (principais)
    A pintura de Benjamin Franklin num prédio da Filadélfia
    O Sino da Liberdade ou Liberty Bell, o mais visitado da Filadélfia
    A própria cidade de Erie, ao lado do lago de mesmo nome é muito visitada
    O Parque Nacional de Susquehannock, com grande diversidade natural
    O Golden Triangle Park em Pittsburgh
    O Memorial no lugar onde um dos aviões do 11 de Setembro caiu, no condado de Somerset no Sul
    E o Campo de Gettysburg, onde os colonizadores e exércitos lutaram em defesa ao país 

      



Nenhum comentário:

Postar um comentário