Mostrando minhas viagens a diversos estados e cidades dos Estados Unidos


terça-feira, 2 de junho de 2015

Minha viagem a Connecticut

CONNECTICUT

Connecticut é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região da Nova Inglaterra. É o terceiro menor estado norte-americano em extensão territorial. Porém, com seus 3 405 565 habitantes, Connecticut é o quarto estado norte-americano mais densamente povoado do país.
A principal fonte de renda de Connecticut é a prestação de serviços financeiros e imobiliários. A capital do estado é Hartford, conhecida nacionalmente como Insurance City (cidade seguradora), por causa da grande quantidade de companhias de seguros que estão ali sediadas.
Connecticut foi uma das treze colônias britânicas, tornou-se um Estado estadunidense em 9 de janeiro de 1788. O Estado possui uma importância peculiar na história dos Estados Unidos, uma vez que a colônia de Connecticut foi a primeira a possuir uma Constituição escrita, a qual foi base para a elaboração da Constituição do país.
A origem do nome Connecticut vem da palavra nativo estadunidense Quinnehtujqut, que significa "lugar do longo rio". Os primeiros europeus a instalarem-se de forma permanente na região de Connecticut foram os puritanos ingleses, vindos de Massachusetts em 1633. The Nutmeg State é outro cognome popular de Connecticut, e seus habitantes são conhecidos nacionalmente como nutmeggers. Let's go to see the geography!!
Connecticut limita-se ao norte com Massachusetts, a leste com Rhode Island, ao sul com a baía de Long Island e a oeste com Nova Iorque. Com um pouco mais de 14 mil quilômetros quadrados, é o terceiro menor estado americano em área do país. A maior parte do litoral de Connecticut não possui contato direto com as águas do oceano Atlântico, e sim com as águas da baía de Long Island, um estuário de numerosos rios.
O principal rio que corta o estado é o rio Connecticut. Connecticut possui cerca de mil lagos, embora todos sejam de pequeno porte. A grande maioria destes lagos foram formados através de antigas geleiras que derreteram há milhares de anos atrás. Florestas cobrem mais de 60% de sua área.
Connecticut pode ser dividido em cinco distintas regiões geográficas:
As Planícies Costeiras formam uma estreita faixa de terra, que possui entre 6 e 16 quilômetros de espessura, que estende-se ao longo do litoral de Connecticut com a baía de Long Island.
O Planalto Ocidental da Nova Inglaterra ocupa a maior parte da região oeste de Connecticut. Possui entre 300 a 427 metros de altitude, sendo que as regiões de maior altitude estão localizadas no noroeste, diminuindo à medida que se viaja em direção ao sul ou ao leste.
O Planalto Oriental da Nova Inglaterra é a maior das cinco regiões geográficas de Connecticut, ocupando a região leste do estado. O Planalto é cortado por diversos rios estreitos, e é em sua maior parte coberto por florestas.
Os Vales Baixos de Connecticut são uma faixa de terra que estende-se ao longo do centro-norte do estado, possuindo aproximadamente 30 quilômetros de largura. Estes vales formam o vale fluvial do rio Connecticut.
A Secção Tacônica é um pequeno pedaço de terra localizado no extremo noroeste de Connecticut. Caracteriza-se pelo seu terreno rochoso e acidentado, e pela sua alta altitude. O ponto mais alto do estado, que possui 725 metros de altitude, localiza-se nesta região.
Connecticut possui um clima temperado, e relativamente homogêneo em todo o estado, devido à sua pequena extensão territorial. No geral, as regiões montanhosas no noroeste e nordeste registram as menores temperaturas médias, e o litoral as maiores temperaturas médias. O clima de Connecticut é amenizado pela presença de grandes massas de água ao sul do estado. No verão, a temperatura média é de 22ºC; já no inverno, -3ºC. Agora vamos ver a economia!!
O produto interno bruto de Connecticut foi de 187 bilhões de dólares. A renda per capita do estado, por sua vez, foi de 55398 dólares, a maior entre os 50 estados norte-americanos. A taxa de desemprego de Connecticut é de 4,9%.
O setor primário responde por 1% do PIB de Connecticut. O estado possui 3,8 mil fazendas, que ocupam cerca de 10% de sua área. A agricultura e a pecuária respondem juntas por 1% do PIB, e empregam aproximadamente 37 mil pessoas. Leite e cerejas são os principais produtos agropecuários de Connecticut, que produz mais de 25% de todas as cerejas consumidas no país. Os efeitos da pesca e da silvicultura são negligíveis na economia do estado, e empregando juntas cerca de dois mil pessoas. O valor da pesca coletada anualmente é de 28 milhões de dólares.
O setor secundário responde por 20% do PIB de Connecticut. O valor total dos produtos fabricados é de 28 bilhões de dólares. Os principais produtos industrializados fabricados são equipamentos de transportes, produtos químicos, maquinário, eletrônicos e computadores, alimentos industrializados e material impresso. A indústria de manufatura responde por 17% do PIB do estado, empregando aproximadamente 285 mil pessoas. A indústria de construção responde por 3% do PIB e emprega aproximadamente 99 mil pessoas. Os efeitos da mineração são negligíveis em Connecticut. Este setor emprega cerca de 1,9 mil pessoas.
O setor terciário responde por 79% do PIB de Connecticut, que é um grande pólo da indústria seguradora. A prestação de serviços financeiros e imobiliários respondem por mais de 28% do PIB do estado, empregando aproximadamente 231 mil pessoas. Hartford é o centro financeiro, sendo o maior centro da indústria de seguros dos Estados Unidos, e o segundo maior do mundo, atrás apenas de Londres. Cerca de 22% do PIB é gerado através da prestação de serviços comunitários e pessoais. Este setor emprega cerca de 682 mil pessoas. O comércio por atacado e varejo responde por 14% do PIB, e emprega aproximadamente 410 mil pessoas. Serviços governamentais respondem por 9% do PIB de Connecticut, empregando aproximadamente 225 mil pessoas. Transportes, telecomunicações e utilidades públicas empregam 84 mil pessoas, e respondem por 6% do PIB. 46% de toda a eletricidade consumida anualmente no estado é gerada em usinas termelétricas a petróleo, e 1% em usinas hidrelétricas. Os 53% restantes são importados de estados vizinhos e da província canadense de Quebec. Now the culture. 



A Glass House foi projetada em 1949 por Philip Johnson para sua própria residência, em parceria com Richard Foster. A Casa de Vidro, localizada em New Canaan (Connecticut), foi a obra mais marcante da vida de Johnson, tendo como características principais o uso intenso de vidro e aço e o aproveitamento do espaço natural. A casa é considerada um exemplo da arquitetura moderna, a qual Johnson dedicou toda a sua vida. O arquiteto viveu lá durante 58 anos.

Há muitos outros pontos turísticos como Mystic Seaport, Mark Twain House, Mystic Aquarium & Institute for Exploration, Yale University Art Gallery e muitos outros.

  • Cognomes:
  • Constitution State
  • Arsenal of the nation
  • Nutmeg State
  • Lema: Qui transtulit sustinet
  • Música: Yankee Doodle
  • Pássaro: Tordo norte-americano
  • Slogan: Full of surprises
  • Árvore: Carvalho americano

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário